Adventure Riding Stories - Douro, Portugal (c Imagens)
Joao Costa • 4 de setembro de 2020
--------- P T ---------
A zona do Douro era há ja muito tempo uma zona que tínhamos há muito tempo planeado em visitar. As paisagens, as tainadas, os trajetos, as pessoas... Tudo fatores propícios a uma viagem memorável. Marcamos o trajeto, e fizemo-nos à estrada.
O plano seria fazer uma viagem circular desde Braga até à fronteira com Espanha a Este acompanhando as belas margens do Douro, voltando depois pela zona mais a Norte do país, numa viagem de 1000km sob as elevadíssimas temperaturas que se fazem sentir am Agosto nesta região. Um verdadeira treino de preparação para o Dakar!
Primeiro dia: primeiro problema. Ainda não tinhamos sequer entrado em terreno offroad e já tinhamos um pneu furado. Para cumprir o plano diário de 250km de forma segura seria necessário evitar grandes paragens e manter um bom andamento, pelo que o furo e a dificuldade em arranjar alguém que nos mudasse o pneu resultaram num desvio significativo do plano diário.
Seguimos então pela excelente serra de Fafe e pelos seus trajetos do WRC, parando em Mondim de Basto para almoço. Sentíamos agora bastante calor: eram 11 da manhã e já se sentiam 30ºC. Assim sendo, decidimos dar um mergulho perto das fisgas do Ermelo para deixar as temperaturas descerem ligeiramente.
A segunda etapa do dia passaria por Vila Real, onde descemos depois por Peso da Régua onde passamos para o outro lado do rio. O plano inicial, sempre conservador para o primeiro dia, seria terminar o dia aqui, mas como havia ainda bastante luz e sentíamo-nos bem fisicamente, decidimos continuar e fazer parte do percurso do dia seguinte, terminando em Tabuaço, onde pernoitamos.
O segundo dia foi dos melhores em termos de paisagens. Percorrendo os vales em socalcos, com cascalho e pó à mistura, ocasionalmente avistando o Douro lá ao fundo, foi das melhores vistas de sempre. Paramos depois em Foz Côa, num calor imenso, para almoçar numa tasquinha bem fresca. A segunda metade deste dia foi, no entanto, das mais desafiantes de sempre, altura em que se faziam sentir 38ºC na maiora parte do percurso. Enchíamos os camelbacks sempre que conseguiamos e mesmo assim nunca parávamos para mudar a água às azeitonas. Não era tão difícil aguentar estas tempretaruras enquanto o ar corria a 40/50 km/h. Mas quando parávamos, o calor era insuportável debaixo de todo o equipamento. Não imagino p que será ficar preso no meio de uma duna no Dakar, e ainda ter que empurrar a mota com estas temperaturas!
Mas depois da tempestade, vem a bonança - desta feita, em forma de praia fluvial em Freixo de Espada a Cinta. Espetacular! Água fresca, relvado à sombra para descansar... impec! Ainda que tivessemos chegado já por volta das 6, decidimos continuar e parar só em Mogadouro, já de noite, para jantar uma bela posta Mirandesa, daquelas que saem pelo prato fora!
E como o progresso dos dois primeiros dias foi considerável e acima do previsto, decidimos tirar o terceiro dia para refastelar no Azibo, desta feita desviando-nos do trajeto inicial...
No último dia, decidimos fazer o trajeto todo de volta a Braga por um track que fizemos noutra altura, que ligava Braga a Bragança, e fazê-lo de uma vez só. Foram 12h de navegação, a 30-e-muitos graus de temperatura, gerindo o desgaste físico e a atenção ao trajeto.
As últimas horas tornaram-se algo dolurosas: sentado já doia o c*, em pé as pernas ja acusavam dores também.
As imagens falam por si, mas não fazem de todo jus á realidade.
Boas aventuras!
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It had been a long wish to visit the northern section of Portugal for a long time, more specifically the Douro region. The landscapes, the altitude, the villages, the food, the tracks, the people... All of these acharacteristics make up for a perfect weekend out, so we planned the tracks and went on.
The plan was to go from Braga towards east alongside the Douro river through its south margin. Then we would start going north through Bragança and cross back towards west to Braga in a 1000 km, 4-day long trip thourgh the North of Portugal during one of the hottest times of the year: a propper training for the Dakar!
First day, first problem: flat tire even before we hit gravel! And since we got up early to make sure we'd make good progress throughout the day, this was a major setback. Putting in 250km per day safely requires a good pace and minimum setbacks, so this wasn't good news.
Onwards we went afterwards, through the Rally sections of Fafe and stopping in Mondim de Basto for lunch. The weather was challenging: at 11am we were already feeling temperatures reaching 30ºC. So right after, during the peak hours of the sun, we decided to have a nice swim nearby.
The second stage of the day was meant to go through Vila Real and towards the margins of the Douro river, where we'd cross over to the other side of the river through Peso da Régua. But because we were actually early when we got there, we decided to finish further on, already doing part of the 2nd day track, and slept in Tabuaço.
The following day was on of the best in terms of scenery: high up in the valleys we'de occasionally view the Douro river far away, mixed in between the stepped wineyards and the rocky mountains, ending up in Foz Côa for lunch... And again, such hot weather! The second half of the day was very tough: temperatures reaching 38ºC, we'd drink all our camelback water and fill it up everytime we stopped at a village... When you're riding along at 40, 50 kph, the breeze felt nice, but whenever we stopped, the heat was unbearable. I can't imagin what it's like to get caught in a dune in Africa, having to push your bike out of the sand with such temperatures!
And with such heat, we had to finish the day off with a swim, in Freixo de Espada a Cinta, in a very nice river beach. At 6pm, we carried on again offroad towards Mogadouro where we arrived almost in the dark, making use of the great Baja Designs spot and flood lights on the 690. Dinner was a great steak which could hardly fit on the plate!
Third day, and because we made such good progress on the first two, we decided to take a break and spend the day at the Barragem do Azibo beach, steering away from the initial track plans.
On the fourth day, we opted to go straight back to Braga in one go. Starting at 9am, we rode our bikes all day with stops only for fuelling and lunch, in a total of 12h in a row of offroad riding. Truly challenging...
During the last few hours, it really becomes difficult to concentate on the sat navigation, on the terrain, and on your body position to save energy. It gets to a point that your but hurst from sittind down, but your legs ache too from standing up and taking a beating from the terrain...
Photos speak for themselves, but are far from the reality of the stunning landscapes we were lucky to come across.
Enjoy!